Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sem Hipocrisia | Política e gestão pública

Por: Isac Casagrande
17/03/2020 13:50
Tamanho da fonte: A A

Política

Política é o nome que se dá para a capacidade do ser humano de criar formas com o objetivo de organizar o modo de vida de uma sociedade. Esta palavra faz menção também ao vínculo com o estado, ao governo e à administração pública com objetivo de administrar o patrimônio público e promover o bem de todos os indivíduos que vivem em sociedade.

Para o ato de governar, uma das características fundamentais é a capacidade do político, gestor, presidente, governador, prefeito, de mediar conflitos entre as pessoas, sejam eles ideológicos, sociais, democráticos, de forma a conseguir encontrar uma saída que seja boa para todos.

Políticas públicas são ações realizadas pelo governo. Estas decisões sempre estão ligadas ao desenvolvimento da esfera, seja ela nacional, estadual ou municipal para com seus cidadãos. Estas políticas públicas podem ser realizadas em diversas áreas de atuação, como habitação, saúde, educação, saneamento, transporte etc. Geralmente são direcionadas para atender a um determinado público ou a população em geral.

Todos nós estamos entrelaçados através da política. Ouvir, ver, analisar quem são os possíveis gestores do patrimônio público. Quem cuidará de nossa saúde, educação e afins. É o momento de nossa escolha, de nossa decisão. Sejamos presentes nas decisões e nas narrativas políticas e em como podemos ajudar a comunidade.

Gestor

Gestor é uma palavra utilizada para definir aquele que é responsável por administrar e coordenar as ações e atividades em sua área. É um termo muito utilizado no mundo corporativo, administrativo e político.

O gestor, em trabalho com sua equipe, garante que os objetivos e metas sejam cumpridos. Um bom gestor, no entanto, faz muito mais do que melhorar os processos gerenciais, ele otimiza, facilita, coordena as tarefas, organiza cronogramas e, principalmente, garante que a equipe flua de forma positiva, age facilitando a comunicação e interação entre a equipe e todos os setores atrelados. Isso tudo para que seja algo eficiente.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro